‬ ‪backtothefuture‬ 10 erros

O Futuro Chegou! 10 Erros e Acertos de "De Volta para o Futuro" sobre 2015

11:10Jô Lima

Hoje o Marty McFly chega ao futuro. E vai ver que as coisas não mudaram tanto assim!
Quem é fã do filme (como eu) sabe que assim que o DeLorean chega à famosa data de 21/10/2015 - no caso, hoje- , algumas tecnologias são visivelmente perceptíveis, como o avanço na forma dos carros – eles voam (atualmente só o AeroMobil é capaz de voar sem parar por quase 700 quilômetros.). Mas a cena em quem o Doc vai a uma clínica estética e rejuvenesce alguns anos após uma simples esfoliação é simplesmente genial! (mas não existe! Ou existe e eu não sei).

Então, levada pelo sentimento de fangirl, fiz uma lista dos erros e acertos previsto pelo filme para o futuro, no caso, o nosso presente, hoje!
1 – DRONES:
Os Drones! Esses sim já dão o ar da graça aqui no “futuro”. Em uma cena do filme, a BBC usa o dispositivo para conseguir imagens de ângulos melhores em suas transmissões externas. Atualmente algumas empresas fazem isso- seja emissoras de TV ou canais do YT-  e outras entregam até pizza!  
2 – SKATE VOADOR
O skate voador também já existe, mas não em larga escala, a Arx Pax  tem 10 protótipos que já foram testado e... FUNCIONAM! O skate Hendo que possui a tecnologia para fazê-lo voar, só funciona em superfícies metálicas (e não sobre a água como no filme), e por apenas 7 minutos. Quero um? Só custa 10 mil dólares.
3- TÊNIS
A NIKE lançou em 2011 uma réplica do mesmo modelo do tênis usado por Marty McFly, porém sem a tecnologia do cadarço inteligente, contudo ela já  patenteou a tecnologia e até o ano que vem não sofreremos mais com cadarços desamarrados!
4- ROUPAS TECNOLÓGICAS
Outra aposta que o filme acerta são as roupas tecnológicas. No filme a jaqueta do Marty seca absurdamente rápido, porém as roupas inteligentes de hoje vão muito além disso, não te permite suar tanto, tem secagem rápida, capacidade de aquecer no frio e esfriar no calor e algumas tem a  tecido impermeável, porém custam um pouco mais caro e ainda não são tão populares como no filme. Marcas famosas como a Mizuno, Adidas, Track and Field, Nike,Speedo já estão oferecendo aos seus consumidores roupas esportivas confeccionadas com tecidos tecnológicos, capazes de barrar as radiações solares e evitar a formação de maus odores, mantendo-os sempre secos e bonitos.
PS: Falando apenas de roupas comuns: Marty, em 2015 nossas roupas não vão ser brilhosas, ou cheias de neon – algumas até são, né?-  e não vão se lavar sozinhas, ah é homens de negócios não usam duas gravatas brega simultaneamente. Não mesmo!
 5- TELA PLANA
A Tela plana mostrada na casa de Marty McFly é praticamente o protótipo dos painéis flexíveis apresentados recentemente pela LG. Certamente é questão de mais algum tempo para que essas telas sejam de fato comercializadas, e ai nós poderemos ver todas as nossas séries de uma só vez! (multi maratona de Arrow, Flash,  Skins e Spartacus *-* será que damos conta?)
6-TV Inteligente
As televisões controladas pela voz que aparecem no filme já são realidade graças às smart TVs da Samsung e Sony, a briga dentro desse segmento se estende ao Google e Apple  também, que devem continuar com os Sistemas Operacionais para Smart TV, as duas já possuem seus modelos smart, mas procuram novas evoluções do produto. Isso sem contar os dispositivos como a Apple TV e o dispositivo da Amazon.

7- ÓCULOS TECNOLÓGICOS
Marty, nós já sabemos o que você vê através de seus óculos supertecnológicos da JVC!  Só que essa marca atualmente tem uma força muito menor no mercado de eletrônicos. Nossos superóculos são produzidos por empresas como a Microsoft ( que criou o Hololens), o Facebook (que desenvolveu o Oculus Rift ) ou o Google Glass, criação do Google.
8- TELEFONE PÚBLICO
Sério que eles não previram o boom dos smartphones? Marty Jr. aparece no filme usando um telefone público da operadora americana AT&T. O irônico é que essa foi a primeira companhia a oferecer o iPhone. Deveria ter conversado com os desenvolvedores de produtos, Robert Zemeckis.
E o telefone público é algo que praticamente desapareceu do mapa desde que o wifi foi inventado! E por serem tão inúteis hoje em dia, o Google pretende trocar os orelhões por totens com wi-fi nas principais cidades do mundo.
O fato é que no filme eles canalizaram a tecnologia da comunicação não para os celulares, e sim para as TV’s. Uma conversa em vídeo ao estilo do Skype é mostrada no filme, e os dados de quem fez a ligação também aparecem na tela.

9- Cadê os Tablets?
O que me incomodou em uma das previsões do filme é que em pleno 2015, Marty foi avisado de uma prisão iminente por um jornal de papel (DE PAPEL), e não por um tablet - ou algo do tipo - enquanto ele rolava o scroll em uma tela touchscreen. Uma reconstrução do futuro é imposta em relação a isso quando uma ativista aparece usando um tablet em uma das cenas.
Até Uma Odisseia no Espaço, já tinha previsto os "newspads".



10- Pagamento via digital

O personagem  paga a corrida do táxi apenas com a digital do polegar, mas avisem ao Doc que o Uber existe e já pagamos a corrida de forma digital (mas sem a digital do polegar como ele esperava!), entretanto,a biometria já é real até para o voto aqui no Brasil!


Bônus  - Sabia que a internet tinha sido inventada no ano de lançamento do longa e o primeiro navegador só foi lançado no ano seguinte? Era o futuro nascendo e pegando carona na viagem do Marty!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

INSTAGRAM

Formulário de contato