Equipamentos indispensáveis para (bons) fotógrafos iniciantes

12:44Rafaela Pietra

Sou fotógrafa há algum tempo e confesso que, mesmo distante da profissão, amo cada momento deste trabalho. Sabendo disso, muitos amigos me perguntam como começar, que equipamentos são indispensáveis, que cursos procurar…

Não importa se no início você era sempre o responsável por fazer as fotos dos encontros da família (como eu), se é apenas um hobby ou a profissão dos seus sonhos, para ser um bom fotógrafo (amador ou profissional), não basta ter apenas um bom equipamento, é necessário ter uma boa percepção do momento, sensibilidade para construir uma boa imagem e conhecimento. Tudo isso é, no mínimo, 80% do caminho para uma boa foto. Por outro lado, um bom equipamento te auxiliará muito e permitirá que você faça os melhores clicks, sem ter que se preocupar com tratamento posterior ou pior, com a perda do seu trabalho.

Fotografia de Henri Cartier-Bresson, um dos pais do fotojornalismo

Não há fórmula mágica, mas estudar muito e conhecer os grandes mestres da fotografia mundial são os primeiros passos.

Além disso, pensar em ter lentes de qualidade, um bom tripé e uma máquina adequada aos seus objetivos são alguns dos elementos que definem uma boa ajuda na hora de registrar momentos importantes. Portanto, respondendo à velha pergunta, lá vão pequenas dicas do que ter em mente, em termos de equipamento (é claro), para tirar boas fotos.

Tripé

Se existe um equipamento que é indispensável, é o tripé. Com ele é possível tirar fotos de “baixa velocidade”, ou seja, aquelas que não devem ser feitas com câmeras de mão devido à movimentação e trepidações. Além de tudo isso, permite que o fotógrafo fique com as mãos livres em alguns momentos.

Rebatedor

Muitas fotos precisam de iluminação e reflexos especiais. O rebatedor é um acessório barato e prático. É com ele que se aproveita uma fonte de luz, tanto natural quanto artificial. Existem diversos modelos de rebatedores portáteis e dobráveis, que são fáceis de serem carregados e muito úteis no momento da foto.

Saber utilizá-los é o segredo para muitas fotos memoráveis. Clique aqui para descobrir como utilizar o rebatedor para otimizar seu trabalho.

Filtro UV

Um detalhe que faz muita diferença. Essencial para evitar danos à lente, o filtro UV é totalmente transparente e fica à frente da câmera com a finalidade de protegê-la de impactos e riscos. Tenha uma certeza, você vai precisar.

Fotografia de Sebastião Salgado, um dos maiores mestres brasileiros, famoso por seu P&B

Mochila

Com tantos equipamentos, onde pensa que vai colocá-los? Para não sair andando com eles em uma sacola (o que é perigoso e pode gerar graves prejuizos), tenha uma boa mochila. Algumas são especialmente feitas para guardar acessórios dos fotógrafos e são facilmente encontradas em lojas especializadas. Se estiver pensando em fotografar em áreas externas, invista em uma mochila a prova d’água.

Flash dedicado

Sim, a maioria das câmeras tem flash, mas não é o suficiente. O flash embutido das câmeras apresenta uma luz endurecida, e não oferece os recursos de iluminação ideais para uma boa foto. Para contornar essa limitação, é necessário utilizar um flash dedicado. E não se esqueça de levar uma bateria extra para qualquer emergência.

Softwares

Você sabe bem que muitas modelos capas de revista usam, então não deixe de usar. Os ajustes posteriores da imagem devem ser executados com programas que ofereçam recursos avançados, como no caso do Adobe Lightroom ou do próprio Photoshop. Além de necessários para ajustes nas fotografias, você pode precisar deles para montar álbuns e finalizar seu trabalho. Cada um tem recursos únicos, mas são essenciais. Mas lembre-se de usá-los conforme a necessidade, não abuse ou a foto perderá a originalidade.


Fotografia de Brassai, um dos grandes responsáveis 
por registrar a bela Paris de forma divina

Cérebro

Acredite, não adianta nada ter os melhores equipamentos e não saber como utilizá-los de forma correta. Tire da cabeça que sua câmera precisa ser de tal marca, com tantos recursos e milhares de botões e luzes. Isso não é um foguete, é um equipamento que só servirá para registrar a sua visão, sua habilidade e sua dedicação a um registro em imagens. Ser fotógrafo é ter pleno domínio do equipamento mais importante que você possui: seu cérebro!

Estas são dicas básicas que servirão para ajudá-lo em momentos de necessidade. Mas lembre-se, sem estudo e prática, nenhum destes equipamentos servirão para nada. Invista em bons livros, em palestras e eventos da área e, principalmente, vá a campo. Nada vai aprimorar mais os seus talentos do que a (deliciosa) prática.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Vengo del blog de nuestra Amiga en común Jossara Bes (Del blog: contos-poemas) y me ha encantado Tu Mágico Espacio; por lo cual, si no te importa, me apunto como seguidor de Tu Bello Rincón.
    Te invito a pasar por mi blog: "poesiayvivencias"
    Abraços.

    ResponderExcluir

Popular Posts

INSTAGRAM

Formulário de contato