crõnica excesso de trabalho

A questão é que não há tempo!

18:19Jô Lima


Só depois que a gente cresce é que algumas coisas começam a fazer sentido, os conselhos dos avós, por exemplo. No momento eu estou pensando no coelho de Alice no País das Maravilhas, ele vivia correndo de um lado para o outro dizendo “não há tempo”, até então eu achava um personagem chato e incoerente, já que na infância se tem todo o tempo do mundo, como diria Renato Russo.

Mas Renato estava errado. Uma pena! Não temos todo o tempo do mundo. Num piscar de olhos passou-se muito tempo e eu cheguei aos vinte e quatro anos! E só agora entendo o que o coelho da Alice queria dizer. Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo. Nessa vida adulta, time is Money! Você fica preso em um ciclo sem fim de casa>trabalho>estudo>casa... Você tem dinheiro, mas não tem tempo para gasta-lo de maneira positiva consigo mesmo. Ou... Você até tem tempo, mas não tem dinheiro.

Nesse momento aquela visão de um futuro ideal que tu criou há 10 anos (quando deveria estar no ensino médio) aos poucos começa a ser esmagada pela realidade da vida adulta. Muito trabalho, pouco tempo, quase não se ver os amigos, todo mundo está sempre com pressa e sem paciência para uma vida social. Eu mesma já perdi a conta de quantas vezes remarquei aquele chopp com a galera, ou simplesmente aquele cinema com alguém que ousa desafiar minha desenfreada agenda de compromissos profissionais só pra terminar algum trabalho, trabalho esse que não pode esperar, que me priva de socializar e apenas paga as minhas contas em troca de metade do meu tempo.

Tempo. Tempo. Tempo! Pare coelho, assim vamos ter um colapso nervoso, desenvolver alguma crise de ansiedade e tantas outras doenças “modernas”! Pelo amor de Deus, será que ninguém vê que estamos construindo castelos de areia? Dizem que os vinte e poucos anos são incríveis, talvez fossem para outras gerações, atualmente eles só têm alimentado aquele pensamento de: “como meus pais conseguiram trabalhar, se conhecer, namorar, cuidar de um lar, ter um bebê e ainda assim superar os vinte e poucos sem nenhuma doença cardíaca? ”

Às vezes acho que não vou sobreviver a tudo isso, mas hoje eu parei de correr! Me dei um tempo.

Então, fica aqui meu apelo: Por favor, não romantize o excesso de trabalho! Nada em excesso faz bem! Aproveitando... Quem topa uma cerveja no Charme da Paulista?

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

INSTAGRAM

Formulário de contato