empreendedorismo Empresa Jr

#VidaAcadêmica Movimento Empresa Júnior - MEJ? É de Comer?

11:01Jô Lima


Ahh, a vida acadêmica!
Depois de várias noites mal dormidas, fins de semanas estudando álgebra e de dar o sangue nos vestibulares da vida, enfim ingressamos na universidade.

Para muitos, é hora de estudar pra se formar no curso que escolheu e só depois exercer a profissão, mas para outros... É hora de ser Júnior agora para ser grande no futuro!

Jovens com um instinto empreendedor e espírito de equipe formam o MEJ! Isso mesmo, MEJ. Não conhece? Então vem que eu te apresento esse mundo empresarial ainda dentro da Universidade.

O MEJ, Movimento Empresa Júnior, promove uma experiência de mercado aos alunos graduandos da instituição à qual a Empresa Júnior é vinculada. O movimento foi iniciado em 1967 na L'École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales - em Paris, na França, mas a primeira Empresa Júnior brasileira só foi criada 22 anos depois, em 1989, na Fundação Getúlio Vargas (FVG) em São Paulo.



De lá pra cá empresas juniores se multiplicaram e tornaram-se um fenômeno global, no Brasil há mais de 700 empresas juniores, contando com mais de 22.000 empresários em todas as regiões do país. Por conta disso em 2003 foi criada a Brasil Júnior, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, que representa o MEJ no Brasil e busca levar à sociedade profissionais capacitados, com experiência empresarial e valores bastante fixados, que contribuam para a construção de um Brasil melhor.

Parece balela né? Mas esses jovens não estão pra brincadeira não, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores tem como missão representar o Movimento Empresa Júnior em âmbito nacional e potencializá-lo como agente de educação empresarial e gerador de negócios. Ela é constituída por 11 federações, que representam 10 estados mais o Distrito Federal.

Agora me diz uma coisa: 
Tu está estudando para exercer a profissão com maestria, certo? Supondo que a resposta é sim, porque raios tu ainda não faz parte de uma Empresa Júnior? Hein?

--Ah, Jô! Na minha universidade não tem Empresa Junior!”
--POIS TRATE DE CRIAR UMA! Oxente!

No site da Brasil Junior tem um espaço destinado a quem tem o espirito empreendedor e que não quer deixar de viver grandes experiências na sua vida universitária.


http://brasiljunior.org.br/


O Leonardo Bariani é um desses jovens que sentiu falta do MEJ na universidade e foi logo tratando de criar uma empresa júnior.

 “Fiquei sabendo do MEJ por um colega meu de faculdade, que estudou 4 anos na UNIFEI e, no ano passado ele veio pra minha faculdade. A gente sempre conversava e discutia algumas ideias que poderíamos implementar na UNESP, que é onde eu estudo, e ele já tinha conhecimento do que era uma empresa júnior. Ele comentou bem rasamente comigo e eu fui atrás de pesquisar mais a fundo. Gostei do ideal do que é EJ e do que é ser um empresário júnior, tanto pra faculdade como para a minha vida pessoal/profissional.











Equipe da Empresa Júnior da UNESP - Gaia Jr.

Eu, junto com esse meu amigo, fundamos uma empresa júnior ano passado com o intuito de desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos que a graduação não nos ensina e que na nossa vida profissional será indispensável, como liderança, conhecimento em gestão empresarial, saber trabalhar em equipe, criar maturidade e algumas outras habilidades. Além disso, almejamos desenvolver a nossa faculdade e os alunos nela pois, como eu já disse antes, não vejo que a sala de aula te prepara para a vida real, para o que vem depois da graduação. E também destaco a importância de sair da zona de conforto, fazer algo que te desafie. Uma empresa júnior rompe todas essas barreiras que te deixam confortável, fazendo com que você cresça muito como ser humano e como o profissional que nós seremos daqui a alguns anos”.




A situação muda quando a gente assume a responsabilidade, se o pais está um caos, seja você o agente transformador (dentro e fora da universidade).
Não acredite na frase que afirma erroneamente que Nós somos o futuro dessa nação. Nós somos o presente, e o presente é agora! Seja ingressando no MEJ, em outros movimentos ou exercendo outros projetos, dê sempre o melhor de si!

Mas no MEJ você terá os melhores dias da tua vida! Ahh o MEJ!!!

Dúvidas, angústias, aspirações? É só me escrever que eu respondo tudinho ;)

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

INSTAGRAM

Formulário de contato