Arte Cultura

Exposição Santos-Dumont: Um olhar diferente sobre o pai da aviação!

17:30Jô Lima


Nem só de MASP vivem os amantes da cultura em SP.

O Itaú Cultural está aí como prova viva de que a arte tem o poder de desconstruir imagens já engessadas pelo tempo. A Coleção Brasiliana Itaú comemora os 110 anos do primeiro voo do 14 Bis e nos leva em uma viagem ao centro do que Santos-Dumont realmente era e é. 

A mostra traz um olhar diferente sobre o pai da aviação e revela informações desconhecidas sobre a vida e obra desse inventor, cientista e empreendedor excepcional.

"Cada palmo acima do chão era um conquista da 
humanidade naqueles primeiros anos de século 20."

De início, somos convidados a realizar um check-in que mapeia a imagem que temos de Santos-Dumont. A partir daí, levantamos voo. Sobrevoamos a infância do mineiro curioso, descobrimos qual o seu livro de cabeceira favorito e acompanhamos cada passo do seu desenvolvimento até sua ida à Paris, onde faria história.

A réplica em tamanho real da bela Demoiselle é um dos pontos altos da exposição. Além de vivenciar a imensidão de uma ideia tirada do papel, você ainda tem o prazer de fotografar-se com um chapeu a lá Dumont. (quem teve essa ideia possui meu amor eterno!)


Porém, a mostra possui detalhes que encantam, o momento de maior comoção pra mim foi encontrar os bilhetes postais representados na exposição, alguns são estampados por criações de Santos-Dumont reunidos em um pequeno livreto (fiz um vídeo bem amador mostrando essa lindeza). Como uma assumida amante de postais e apaixonada por cartas, foi impossível conter a emoção.





Em um dado momento, esse voo emocionante passa por turbulência, de encantos a desencantos, uma passagem da exposição me deixou encucada, com a aquela necessidade de chegar em casa e pesquisar os motivos que teriam levado o aviador a cometer suicídio. Dizem que ver sua criação sendo usada em combates sangrentos o levaram ao desespero, mas essa teoria nunca foi comprovada. 

Ao final, no check-out,  depois de um choque de informações que nos foram omitidas durante anos, ou que simplesmente não nos interessamos em pesquisar, somos convidados a responder outras perguntas sobre como vemos Santos-Dumont após a mostra.
É incrível a mudança de percepção depois de mergulhar em tantas informações. É como se meu universo baseado em Dumont tomasse uma proporção maior e mais humana. 

Desembarcamos dessa viagem com malas cheias de gratidão e conhecimento mais profundos sobre esse ser humano visionário.

Essa exposição dá continuidade à proposta de democratização do acesso ao acervo da Coleção Brasiliana Itaú, com o objetivo de preservar e divulgar a memória da arte e da cultura do Brasil.

Espero de verdade que você tire um tempinho para apreciar essa mostra e embarcar de cabeça em toda a história.

Boa decolagem!

Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú
Até domingo 29 de janeiro de 2017
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Grátis

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

INSTAGRAM

Formulário de contato