BioBijuterias - moda a favor da sustentabilidade

12:22Rafaela Pietra


Lindas e sustentáveis! Assim são as biobijuterias ou biojoias, peças especialmente fabricadas a partir de produtos naturais, como folhas, flores ou sementes. Nas mãos de artesãos, esses produtos são incorporados ao ouro, prata e pedras preciosas para compor peças incríveis e exclusivas.

Mas nem só de colares de sementes vive o segmento. Hoje encontramos lindos produtos feitos a partir de diversos materiais brutos, oriundos das florestas, como o capim dourado, uma espécie de sempre-viva natural do Tocantins e que se espalhou pelo mundo em peças feitas com sua palha. Folhas do serrado também são matéria prima para brincos e pingentes finos e elegantes, fabricados a partir da recolha destes elementos na natureza.

Diversas regiões brasileiras produzem biobijoux ou biojoias a partir de cada elemento disponível na flora local. O serrado, com suas plantas nativas, é uma das grandes fontes de matérias primas para a produção desses acessórios.

O trabalho dos artesãos ao recolher os elementos colabora não só para a disseminação da cultura e das belezas naturais, mas também para a preservação da fauna e flora locais. Como abelhas, eles carregam elementos fundamentais para espalhar as espécies nativas da região e contribuem para o nascimento de novas árvores, flores e arbustos.

A beleza dos artigos naturais

A exclusividade dos bio-acessórios chama atenção, pois os produtos são únicos e já caíram no gosto das consumidoras mais exigentes.

Estilistas e designers de joias, como a brasileira Camila Sarpi (que utiliza madeira em suas produções), já descobriram o mercado e dedicam seu trabalho à mistura de materiais, dando as peças uma beleza sem igual.

Vale a pena se lançar na moda das biobijux e biojoias e aproveitar o verão para inovar. Como tendência, brincos grandes, mix de pulseiras com diversos materiais e cores vibrantes compõem looks memoráveis.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

INSTAGRAM

Formulário de contato