Terças Vegetarianas: Bolsas no melhor estilo cruelty free

19:50Rafaela Pietra

Voltei, pessoal! :)

Depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta com muitas novidades do universo vegano para vocês. Hoje, especialmente nesta terça pré-feriado, vamos falar de uma amiga que nos acompanha em todos os momentos (e lugares). Nossas amadas bolsas.

As bolsas veganas são um acessório (obrigatório) de todas as mulheres preocupadas com o meio ambiente e os direitos animais. Muitas pessoas acabam confusas com a questão do chamado Couro Ecológico, mas estamos aqui para esclarecer :)




Então, vamos lá: o couro ecológico não é livre de crueldade, pois É ANIMAL! A diferença entre o couro comum e o ecológico é o processo de curtimento do couro. Para o chamado 'ecológico', a indústria utiliza substâncias alternativas aos metais pesados, como o cromo, extremamente tóxico, mas usado para curtir o couro comum. Portanto, se você está buscando uma bolsa verdadeiramente ecológica e cruelty free, esqueça o chamado couro "ecológico".

Para respeitar os animais (incluindo nós mesmos) e o meio ambiente, o ideal é buscar empresas que produzam bolsas de materiais sintéticos e, preferencialmente, ecológicos de verdade, como a juta, os tecidos reciclados e etc. No geral, materiais sintéticos são feitos de polímeros, que são compostos químicos. Ai vocês me perguntam: "Mas, Rafa, os compostos químicos não são agressivos ao meio ambiente?". Na realidade, sim. Por isso devemos sempre optar pelos tecidos realmente ecológicos e cruelty free, porém, os sintéticos podem não ser totalmente amigáveis ao meio ambiente, mas são mais éticos que os couros da vida, não é?



Para todos os fins, o couro sintéticos pode pertencer a três diferentes tipos. Os feitos de polietileno tereftalato, um composto sintético de polímero termoplástico, parecido com o poliéster. É um produto que pode ser reciclado e, por isso, muitíssimo mais amigável ao meio ambiente. Além dele, temos o poliuretano, largamente utilizado na fabricação de sapatos, bolsas e outros acessórios. Este, em contrapartida, por ser um material muito resistente, pode causar problemas ambientais se descartado de maneira incorreta. Por último, temos o látex, considerado um tipo de couro vegetal obtido através do látex amazonense. É um material resistente e bem menos agressivo ao meio ambiente, apesar de ser retirado de árvores, mas é uma opção sustentável ao couro comum. Além destes, existem os nylons, PVCs, plástico (mesmo) entre outros, que são menos utilizados.



Eeeennntretanto, temos as empresas lindas que fabricam bolsas com materiais sustentáveis, éticos e cruelty free, para nossa eterna alegria. Materiais como a juta, lonas de caminhão recicladas, pneus reciclados, tecidos PET (com porcentagem de poliestes e reciclagem de garrafas PET), entre outros, são as inspirações e as matérias primas de muitas empresas bacanas.

Abaixo, uma lista de empresas e lojas que não são responsáveis pelo sofrimento de animais:

Sustentáveis, éticas e cruelty free

Canna 
Santi Martin
Será o Benedito
Arte Vegan
Natureza

Couro sintético

Chenson
Oh My Bag
Queens
Pink Connection
Betty Boop
Accessorize

Bom pessoal, é isso. Espero que gostem e boas comprar.

Um vegbeijo!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

INSTAGRAM

Formulário de contato