Amandha Calazans

Conheça a Islândia

13:49Jô Lima

Certa vez eu li um livro que falava muito da Islândia, e por curiosidade decidi pesquisar sobre o assunto. Passei vários dias no Wikipédia, mas valeu muito a pena. Hoje uma das minha maiores paixões é a Islândia, e quero compartilhar isso com vocês. A Islândia é uma ilha europeia, um lugar não muito conhecido, e que acaba sendo desvalorizado pela falta de conhecimento das pessoas. Ainda não conheci esse pequeno país de perto, mas estou convencida pelas fotos e vídeos que apesar do nome (Islândia = Iceland - Terra do gelo) a Islândia não é só gelo. Recomendo assistir a este vídeo e se apaixonar. A Islândia é pouco comentada nos noticiários aqui do Brasil, mas houve uma exceção em abril desse ano quando o vulcão Eyjafjallajoekull entrou em erupção e gerou aquele caos aéreo na Europa. Pronunciar o nome desse vulcão é um desafio pra muita gente, mas com vontade é fácil dominar o Islandês. Numa reportagem do Fantástico, o correspondente Flávio Fachel fez uma matéria na Islândia, sobre o Eyjafjallajoekull, enquanto eu assistia a reportagem, pensei: "Se ele está na Islândia, certamente deve falar fluentemente o islandês", e como eu já estava com vontade de ir para a Islândia e sonhava em ser jornalista, do Fantástico, decidi que queria aprender islandês. Mas tinha um grande problema: onde eu iria achar curso de islandês aqui na minha cidade? Onde pouca gente sabe da existência da Islândia. Quase desisti... Depois disso fiquei sabendo do Livemocha, um site onde tem cursos online para aprender vários idiomas, e o melhor: gratuitos. Fiquei animada, me cadastrei e comecei o curso. Aprendi o básico dos básicos, pois o site só oferece o primeiro nível do curso, mas foi uma experiência incrível. O islandês é lindo e complicado, do jeitinho que eu gosto. Para quem gosta de música lenta e calma, eu indico a banda islandesa Sigur Rós. Num evento a banda disse: "Nós não somos uma banda, nós somos música". Eu concordo totalmente, Sigur Rós veio para mudar completamente a música, e o que nós entendemos por música. O Sigur Rós produz uma música hipnótica geralmente ultrapassando os 6 minutos de duração. Cada uma das canções parece ter sido feita por um artesão, trabalhando cada detalhe mínimo de sua obra sozinho, num quarto isolado do mundo. Recomendo ouvir esta música, na minha opnião é a melhor.
Eu não conheço toda a história da Islândia, meu islandês é fraco e eu não conheço todas as músicas de lá. Mas é exatamente isso que motiva a quere saber cada vez mais: tudo o que sei não passa de uma gota no enorme mar do conhecimento. Ainda há muito o que descobrir. E eu vou continuar assim, sedenta por novos conhecimentos até o último dia da minha vida. Façam isso. O conhecimento é irresistível.

You Might Also Like

2 comentários

  1. amandha...AMEI esse site..já fiz minha continha lá...rsrsrs!
    D+!

    ResponderExcluir
  2. Também amo a Islândia. Não sei nada de islandês, mas gostaria de aprender também. Vai se organizando para você poder fazer sua primeira viagem para lá. Boa sorte.

    ResponderExcluir

Popular Posts

INSTAGRAM

Formulário de contato